facebook-logo-2instagram
Convita
  • Home
  • O Convita
  • Nossa História
  • Serviços ▼skip-track2
    • Centro de Convivência
    • Eventos
    • Atendimento Assistencial
  • Faça Parte ▼skip-track2
    • Parceiros
    • Programa de Voluntariado
  • DOAÇÕES
  • Transparência
  • Giornale
149852
Location
Working Time
Request Form
Doctors Timetable
Quick Pricing
Emergency Case
top
+
HomeBlog Posts
9fev

Projeto Longevità – Bate papo: Por que devemos tomar vacinas?

by Diego

O Convita iniciou o ano de 2021 com o Projeto Longevità, uma série de bate papos com especialistas da área de Geriatria e Gerontologia, que durante a pandemia acontecerá  em formatos de lives. O objetivo desses encontros é proporcionar momentos de aprendizado e trocas sobre diferentes temas relacionados aos aspectos biopsicossociais do processo de envelhecimento e velhices.

 

O primeiro encontro aconteceu no dia 09 de fevereiro com tema: Por que devemos tomar vacinas?, com o objetivo de sensibilizar e orientar as pessoas idosas sobre a importância da imunização, os cuidados antes e após a vacinação e esclarecer suas dúvidas.

 

O evento virtual contou a participação do Dr. Milton Crenitte, médico geriatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com a mediação da farmacêutica Alice Furlan e a coordenação de Fábio Scauri. Também foram convidadas para participarem do encontro virtual 07 integrantes do Convita, que puderam interagir com o Dr. Milton e compartilharem suas dúvidas.

 

Esta atividade foi interativa e as pessoas idosas que assistiram o encontro fizeram perguntas diretamente pelo chat do youtube, assim como, pelo grupo de whatsapp da instituição.

 

Clique aqui para assistir o bate papo!

22dez

Messa di Natale

by Diego

No dia 19 de dezembro de 2020 realizamos a tradicional Messa di Natale, organizada pelo  Consolato Generale d’Italia a San Paolo, Comites, Scuola Eugenio Montale, ICIB – Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro,  GEI – Gruppo Esponenti Italiani, Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e Convita – Patronato Assistencial Imigrantes Italianos.

Considerando as orientações de segurança das autoridades em saúde, a missa foi transmitida online, garantindo que estivéssemos mais próximos, mesmo distantes fisicamente, para orarmos por aqueles que perdemos neste ano, pelas pessoas enfermas e por todos nós.

A missa foi realizada na Igreja de Nossa Senhora da Paz que acolhe três paróquias: do Glicério, dos Italianos e a dos Hispano-americanos esta última integra uma realidade formada pelas comunidades boliviana, chilena, peruana, paraguaia, colombiana e, mais recentemente, equatoriana. Esta comunidade religiosa constitui a identidade da “Missão Paz”, que fortalece a abertura ecumênica e inter-religiosa da Igreja, acolhendo os imigrantes e refugiados, respeitando suas realidades religiosas e tradições culturais.

A campanha deste ano, recolheu doações que foram direcionadas para esse projeto tão importante voltado aos refugiados e imigrantes.

Veja abaixo o texto lido durante a cerimônia e que representa o sentido desse importante encontro:

“O ano de 2020 ficou marcado em nossas histórias.

Descobrimos novas possibilidades de vivência, do cuidado e autocuidado; de estarmos juntos, mesmo distantes fisicamente; descobrindo novas formas de expressar o afeto e o carinho às pessoas que amamos e queremos bem.

Sentimos também insegurança, medo e a dor das perdas… perdas irreparáveis. Reinventamos o luto e as condições para seguirmos em frente.

Resilientes, estamos superando os desafios pessoais, emocionais e sociais que surgiram; e chegamos até aqui, fortalecidos na esperança de dias melhores.

Por isso nos reunimos hoje, representando as centenas de pessoas que integram nossas instituições, para expressar nossa solidariedade e compromisso com a nossa comunidade, no Brasil e na Itália, unidos na fé e amor, na certeza que nesse natal, data que celebramos o nascimento de Jesus, nossas vidas serão abençoadas, a fim de termos sabedoria, solidariedade e muito amor para compartilharmos com todas as pessoas que precisam, a fim de juntos, escrevermos uma nova história com todos aprendizados que adquirimos até aqui.

O Consolato Generale d’Italia a San Paolo, Comites, Convita, Scuola Eugenio Montale, ICIB – Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro,  GEI – Gruppo Esponenti Italiani, Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi desejam à todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!”

 

O Convita também preparou uma ação especial para celebrarmos o Natal, e voltada especificamente para as pessoas idosas e seus familiares que integram nossa grande família. O Padre Danilo – missionário comboniano e parceiro da nossa instituição, gravou dois vídeos especiais para nos inspirar sobre o verdadeiro sentido dessa festividade.

Os vídeos foram enviados à todas as pessoas idosas e publicados em nossas redes sociais, e você poderá conferir nos links abaixo:

Assista o vídeo “Mensagem de Natal”. Clique aqui!

Assista o vídeo “Haverá Natal?”. Clique aqui!

 

 

 

 

21dez

Rede Solidária da Vila Prudente

by Diego

Sensibilizados pelos desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19 e o impacto dessa crise sanitária na vida das famílias de baixa renda, que nesse cenário, ficaram ainda mais expostas às vulnerabilidades sociais, o Convita em conjunto com a iniciativa Orgânico Solidário e o Centro de Referência da Assistência Social da Vila Prudente, organizaram a campanha Rede Solidária da Vila Prudente.

A campanha iniciou no mês de setembro de 2020 e arrecadou doações financeiras que subsidiaram a entrega de 113 cestas orgânicas, compostas por verduras, legumes e frutas, que foram entregues às famílias assistidas pelo CRAS Vila Prudente nos dias 09 e 16 de dezembro de 2020.

Os atendimentos seguiram todos os protocolos de segurança adotados pela prefeitura de São Paulo, com agendamento prévio de horário, evitando aglomerações e riscos por exposição.

Além das entregas das cestas orgânicas, acreditamos que a empatia, fraternidade e solidariedade despertadas nesses últimos meses, foram fundamentais para fortalecer essa rede que já existia, mas está ainda mais ativa, acompanhando as famílias que estão em maior risco social, de modo a amenizar as dificuldades enfrentadas pela pandemia. Por isso, manifestamos nossa gratidão à todas as pessoas que contribuíram com a campanha, seja com as doações, na divulgação e organização da logística,  pois somente juntos conseguiremos superar esse momento.

Sobre o Orgânico Solidário:

Nos últimos meses vivemos um grande desafio, tanto na saúde quanto na economia, e sabemos que nesse contexto a desigualdade social ficou ainda mais evidente. A iniciativa Orgânico Solidário surgiu com o compromisso de amenizar o sofrimento das pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade social, de um lado os produtores, e de outro, as famílias assistidas por diversas instituições sociais.

CRAS Vila Prudente:

O  Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, é a porta de entrada para a Rede Socioassistencial, e funciona como uma unidade básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

É responsável por executar os serviços, programas e projetos sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.

O CRAS é um local público estatal de base territorial, gratuito onde são ofertados os serviços de Assistência Social, com o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social nos território, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários além da ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.

O CRAS oferece escuta individualizada, encaminhamentos diversos, orientações,  acompanhamento familiar, inclusão em Programas Sociais, distribuição de cestas básicas, acompanhamento de condicionalidades do Programa Bolsa Família, visitas domiciliares, trabalho em rede com outros serviços e/ou políticas públicas.

Partindo do conhecimento do território, o CRAS promove a organização  e articulação das unidades da rede socioassistencial com uma atuação intersetorial a fim de fortalecer a proteção social. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se referência para a população local e para os serviços setoriais.

Número de Famílias Atendidas: 5.000 famílias referenciadas no CRAS Vila Prudente.

Território de Atuação:  Distritos de Vila Prudente e São Lucas.

Quando foi implantado: foi implantado neste endereço em 27/05/2011, porém atua na região  desde 2006.

Endereço:  Praça Padre Damião, nº 102  – Vila Prudente/SP – CEP.: 03126-050

Fone: 4571-0797 /  2063-3736

Funcionamento: 2ª à 6ª feira, das 8h às 18h.

2dez

Nostro Orto: flores para compartilhar afetos

by Diego

Sabemos que cuidar é um ato de amor, e mais do nunca, vivenciamos o verdadeiro sentido do cuidado e autocuidado em sua essência, para nos protegermos e preservarmos a vida de quem amamos durante a pandemia.

Foi essa essência ofertada aos participantes da Oficina Nostro Orto, tanto no sentido reflexivo da ação, como no ato de estarmos juntos, no cuidado mútuo, mesmo fisicamente distantes.

Durante os meses de setembro, outubro e novembro, os 38 idosos participantes desta atividade, que até antes da pandemia era presencial, foram surpreendidos ao receberem em suas casas um vaso de orquídea, como uma forma de sensibilizar e reforçar os vínculos afetivos constituídos durante as aulas, materializando a experiência do ser cuidado e do cuidar, numa relação intrínseca com a natureza.

Assim que os participantes receberam as flores, enviaram diversas manifestações de gratidão à nossa equipe, motivados por um sentimento de pertencimento e afeto.

Uma das mensagens foi da Sra. Mirna que escreveu: “minha gratidão pela gentileza e delicadeza do gesto. É uma sensação quase de incredulidade junto com alegria que não consigo descrever. Obrigada, não só por esse carinho, mas por tudo que temos recebido do Convita.”.

Sentir-se acolhido, mesmo distante, é algo fundamental nesse momento em que o isolamento social é um ato de amor a si mesmo e ao próximo, tornando ainda intenso nossos vínculos afetivos. A surpresa ao receber as flores, superou todas as expectativas dos idosos, que se sentiram acolhidos, abraçados pelo carinho do pertencimento.

A Sra. Roseli mencionou o quanto foi importante para ela essa surpresa: “fiquei muito feliz! Em um ano tão difícil, receber essa homenagem enche nosso coração de alegria! Muito obrigada à todos os envolvidos. Que tudo isso passe logo para podermos nos reencontrar!”.

Os participantes também enviaram inúmeras fotos, apresentando o quanto as flores constituíram uma presença importante em suas casas, preenchendo o ambiente de beleza e amor, concedendo a elas um lugar de carinho e nobreza.

O afeto, o pertencimento e o cuidado são aspectos  fundamentais para superarmos essa fase, por isso, somos gratos à nossa equipe técnica e parceiros que ajudaram a organizar essa ação, em especial, à MC Jardins – empresa que nos auxiliou com as doações e durante as aulas do Nostro Orto e a paisagista Mariangela Camali Papaiz, que é  voluntária deste curso e teve essa nobre iniciativa, tornando significativa nossa atuação durante a pandemia.

Clique aqui para conhecer a MC Jardins!

5nov

Convita receberá o Selo de Direitos Humanos e Diversidade

by Diego

O projeto “Convita: Frente de combate à solidão durante o isolamento social na pandemia de COVID-19” recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade – programa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo que reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor, conferido pela Prefeitura de São Paulo.

Para nossa instituição, receber esse importante selo, chancela o reconhecimento do trabalho realizado pelo Convita – Patronato Assistencial Imigrantes Italianos, ao longo de seus 70 anos, no qual, mesmo frente às demandas sociais atuais, mantém sua referência em acolhimento e atendimento humanizado às pessoas idosas imigrantes e descendentes de italianos.

O projeto do Convita inscrito nessa premiação foi estruturado a partir de ações estratégicas para atuação emergencial diante da crise sanitária de COVID-19, contemplando três frentes:

  • Amenizar os efeitos do isolamento e distanciamento social das pessoas idosas assistidas pelo Atendimento Assistencial e participantes das atividades do Centro de Convivência;
  • Garantir e aprimorar os benefícios ofertados às famílias assistidas, reforçando a necessidade do cumprimento da quarentena em suas casas;
  • Manter um canal de acompanhamento por telefone das pessoas idosas que moram sozinhas e tenham uma rede de suporte social insuficiente, de modo a auxiliá-las nesse momento delicado.

A partir do levantamento dessa demanda, nossa equipe técnica se organizou para adequar os atendimentos que realizamos, nesse movo contexto social:

Centro de Convivência: Organizamos um grupo para a realização das oficinas pelo whatsapp, com horário de abertura e fechamento, e em conjunto com todos os professores e pessoas idosas, priorizamos uma metodologia com espaço de interação e trocas durante os cursos. As programações foram quinzenais, adaptadas de acordo com as solicitações que pessoas idosas realizam pela pesquisa de satisfação. Inspirados pela campanha das crianças italianas “Andrá Tutto Bene”, criamos uma versão dos idosos. Realizamos campanha para o Dia dos Avós onde as nonas e nonos apresentaram seus netos por meio de fotos. Participamos de um projeto intergeracional, onde os idosos e as crianças da Escola Italiana Eugenio Montale, onde trocaram histórias no ambiente virtual.

Atendimento Assistencial: Organizamos a logística para que todas as pessoas assistidas recebam seus benefícios em casa. Incluímos kits com produtos de limpeza e higiene pessoal, como estratégia de prevenção durante a pandemia. O serviço também contou com o teleatendimento com atualização cadastral realizada por telefone, e elegemos as pessoas idosas para acompanhamento contínuo, com critérios específicos como alta vulnerabilidade social, rede de suporte social fraca e pessoas idosas que moram sozinhas. Criamos também um protocolo para acolher demandas oriundas do isolamento social, com intervenção da nossa equipe técnica e disponibilizamos um telefone para atendimento à todos nossos assistidos, para sermos referência em caso de necessidade.

Vale enfatizar que as ações apresentadas para esse programa foram realizadas de março a julho de 2020, e com a avaliação dos resultados obtidos, estruturamos sua continuidade para o segundo semestre, que incluíram novas atividades e também novas estratégias de intervenções.

A cerimônia de entrega do Selo de Direitos Humanos e Diversidade será realizada virtualmente, no mês de dezembro, com data e horário a definidos pela prefeitura de São Paulo.

Agradecemos o empenho de nossa equipe, professores, mantenedores e parceiros, que mesmo diante dos desafios, não mediram esforços para manter os atendimentos, assim como, oferecer um suporte adequado às pessoas idosas.

Agradecemos também todas as pessoas idosas, as participantes do Centro de Convivência e as assistidas pelos programas assistenciais, que a todo momento apontaram as necessidades e contribuíram para construção desse projeto, nos dando exemplo de participação social efetiva para uma velhice digna.

20out

Tecnologia, afetos e criatividade

by Diego

Desde março de 2020, a equipe técnica do Convita está empenhada em adaptar as oficinas e desenvolver novas atividades, a fim de manter os atendimentos aos idosos participantes do Centro de Convivência, mantendo-os ativos e amenizando os efeitos do isolamento social nesse momento da pandemia.

Ao longo desses meses, com todas incertezas e impossibilidades que vivemos, reinventar-se foi um dos maiores desafios, de modo a agregar novos valores, e de forma criativa (e possível) mantermos contato com quem amamos, se permitindo a descoberta de novas possibilidades de interação.

Foi durante as oficinas realizadas pelo whatsapp que surgiu a motivação em buscar novas práticas, partindo dos próprios idosos participantes, movidos pelo desejo de suprir a ausência dos “olhos nos olhos” e do conjunto de expressões que integram o processo de comunicação presencial.

A sensibilidade de nossa equipe, assim como de todos os professores, foi fundamental para que, estrategicamente, pudéssemos promover um processo educativo e de desmistificação ao acesso à tecnologia.

A Vera Lúcia, professora de artesanato, é que teve a iniciativa de promover os primeiros encontros com suas alunas por uma plataforma de videoconferência (zoom meeting), sem grandes pretensões ou exigências, focada em promover os encontros informais para se encontrarem virtualmente, trocarem experiências e expectativas sobre esse momento tão peculiar que estão vivendo, e nesse processo, conhecerem o aplicativo, suas funções e possibilidades de organização para as aulas virtuais.

O Fabio Marques, o coordenador responsável pelas programações do Convita, não mediu esforços para motivar e ensinar cada participante a acessar os encontros, com orientações que partiam desde a instalação do aplicativo, cadastro e até mesmo dicas e orientações de como participar das reuniões virtuais tornando-as proveitosas e prazerosas.

Os primeiros encontros foram regados de afetos e boas risadas, mas também das recordações dos encontros presenciais e das expectativas dessa nova forma de aprendizado. E assim foram trilhando, juntas, na construção desse novo saber.

A alegria dos encontros em tempo real, no “tet a tet”, logo contagiaram outros grupos, que foram formando um encontro híbrido, utilizando os aplicativos whatsapp, zoom meeting, facebook, mas também com novas formas de interações, como o caso do podcast organizado pelo casal Alexandre e Vilma, professores da Oficina de Treinamento Comportamental. Com muita criatividade e afeto, os encontros foram tomando novas dinâmicas, desafiando e proporcionando novas possibilidades de interações entre os idosos.

Parabenizamos a iniciativa da professora Vera, assim como as alunas que motivaram essa experiência, aos professores Paula, Amadeu, Tina, Alexandre e Vilma que estão promovendo os encontros inovadores.

Agradecemos também ao Fabio Marques e toda nossa equipe técnica que está comprometida e muito sensível às demandas, atuando na motivação e troca de saberes e experiências entre os idosos nesse momento tão desafiador.

Confira alguns registros dos encontros iniciais pelo zoom meeting:

  • right-arrow2
  • 1
  • …
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • …
  • 24
  • right-arrow

Procurar

Ligados às origens, buscamos trazer qualidade de vida e longevidade para nossos associados, honrando quem veio antes, pois eles são o motivo de estarmos aqui hoje.

  
SSL
   Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade

INSTAGRAM

Entre em Contato

    Convita | Patronato Assistencial Imigrantes Italianos
  • placeholder-for-map-1Rua: Pedro de Godoi, 325 - Vila Prudente
    CEP: 03138-010 - São Paulo - SP
  • telephone-111 3283-1350
    Horário de funcionamento:
    Segunda à sexta-feira das 07h às 16h
  • black-envelopecontato@convita.org.br
Copyright © 2020 Convita | Desenvolvido por Sower Comunicação
Uso de cookies
Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.
ACEITARREJEITARLeia nossas políticas
Política de Privacidade e Cookies

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
up-arrow-1