O projeto “Convita: Frente de combate à solidão durante o isolamento social na pandemia de COVID-19” recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade – programa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo que reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor, conferido pela Prefeitura de São Paulo.
Para nossa instituição, receber esse importante selo, chancela o reconhecimento do trabalho realizado pelo Convita – Patronato Assistencial Imigrantes Italianos, ao longo de seus 70 anos, no qual, mesmo frente às demandas sociais atuais, mantém sua referência em acolhimento e atendimento humanizado às pessoas idosas imigrantes e descendentes de italianos.
O projeto do Convita inscrito nessa premiação foi estruturado a partir de ações estratégicas para atuação emergencial diante da crise sanitária de COVID-19, contemplando três frentes:
- Amenizar os efeitos do isolamento e distanciamento social das pessoas idosas assistidas pelo Atendimento Assistencial e participantes das atividades do Centro de Convivência;
- Garantir e aprimorar os benefícios ofertados às famílias assistidas, reforçando a necessidade do cumprimento da quarentena em suas casas;
- Manter um canal de acompanhamento por telefone das pessoas idosas que moram sozinhas e tenham uma rede de suporte social insuficiente, de modo a auxiliá-las nesse momento delicado.
A partir do levantamento dessa demanda, nossa equipe técnica se organizou para adequar os atendimentos que realizamos, nesse movo contexto social:
Centro de Convivência: Organizamos um grupo para a realização das oficinas pelo whatsapp, com horário de abertura e fechamento, e em conjunto com todos os professores e pessoas idosas, priorizamos uma metodologia com espaço de interação e trocas durante os cursos. As programações foram quinzenais, adaptadas de acordo com as solicitações que pessoas idosas realizam pela pesquisa de satisfação. Inspirados pela campanha das crianças italianas “Andrá Tutto Bene”, criamos uma versão dos idosos. Realizamos campanha para o Dia dos Avós onde as nonas e nonos apresentaram seus netos por meio de fotos. Participamos de um projeto intergeracional, onde os idosos e as crianças da Escola Italiana Eugenio Montale, onde trocaram histórias no ambiente virtual.
Atendimento Assistencial: Organizamos a logística para que todas as pessoas assistidas recebam seus benefícios em casa. Incluímos kits com produtos de limpeza e higiene pessoal, como estratégia de prevenção durante a pandemia. O serviço também contou com o teleatendimento com atualização cadastral realizada por telefone, e elegemos as pessoas idosas para acompanhamento contínuo, com critérios específicos como alta vulnerabilidade social, rede de suporte social fraca e pessoas idosas que moram sozinhas. Criamos também um protocolo para acolher demandas oriundas do isolamento social, com intervenção da nossa equipe técnica e disponibilizamos um telefone para atendimento à todos nossos assistidos, para sermos referência em caso de necessidade.
Vale enfatizar que as ações apresentadas para esse programa foram realizadas de março a julho de 2020, e com a avaliação dos resultados obtidos, estruturamos sua continuidade para o segundo semestre, que incluíram novas atividades e também novas estratégias de intervenções.
A cerimônia de entrega do Selo de Direitos Humanos e Diversidade será realizada virtualmente, no mês de dezembro, com data e horário a definidos pela prefeitura de São Paulo.
Agradecemos o empenho de nossa equipe, professores, mantenedores e parceiros, que mesmo diante dos desafios, não mediram esforços para manter os atendimentos, assim como, oferecer um suporte adequado às pessoas idosas.
Agradecemos também todas as pessoas idosas, as participantes do Centro de Convivência e as assistidas pelos programas assistenciais, que a todo momento apontaram as necessidades e contribuíram para construção desse projeto, nos dando exemplo de participação social efetiva para uma velhice digna.