Desde março de 2020, a equipe técnica do Convita está empenhada em adaptar as oficinas e desenvolver novas atividades, a fim de manter os atendimentos aos idosos participantes do Centro de Convivência, mantendo-os ativos e amenizando os efeitos do isolamento social nesse momento da pandemia.
Ao longo desses meses, com todas incertezas e impossibilidades que vivemos, reinventar-se foi um dos maiores desafios, de modo a agregar novos valores, e de forma criativa (e possível) mantermos contato com quem amamos, se permitindo a descoberta de novas possibilidades de interação.
Foi durante as oficinas realizadas pelo whatsapp que surgiu a motivação em buscar novas práticas, partindo dos próprios idosos participantes, movidos pelo desejo de suprir a ausência dos “olhos nos olhos” e do conjunto de expressões que integram o processo de comunicação presencial.
A sensibilidade de nossa equipe, assim como de todos os professores, foi fundamental para que, estrategicamente, pudéssemos promover um processo educativo e de desmistificação ao acesso à tecnologia.
A Vera Lúcia, professora de artesanato, é que teve a iniciativa de promover os primeiros encontros com suas alunas por uma plataforma de videoconferência (zoom meeting), sem grandes pretensões ou exigências, focada em promover os encontros informais para se encontrarem virtualmente, trocarem experiências e expectativas sobre esse momento tão peculiar que estão vivendo, e nesse processo, conhecerem o aplicativo, suas funções e possibilidades de organização para as aulas virtuais.
O Fabio Marques, o coordenador responsável pelas programações do Convita, não mediu esforços para motivar e ensinar cada participante a acessar os encontros, com orientações que partiam desde a instalação do aplicativo, cadastro e até mesmo dicas e orientações de como participar das reuniões virtuais tornando-as proveitosas e prazerosas.
Os primeiros encontros foram regados de afetos e boas risadas, mas também das recordações dos encontros presenciais e das expectativas dessa nova forma de aprendizado. E assim foram trilhando, juntas, na construção desse novo saber.
A alegria dos encontros em tempo real, no “tet a tet”, logo contagiaram outros grupos, que foram formando um encontro híbrido, utilizando os aplicativos whatsapp, zoom meeting, facebook, mas também com novas formas de interações, como o caso do podcast organizado pelo casal Alexandre e Vilma, professores da Oficina de Treinamento Comportamental. Com muita criatividade e afeto, os encontros foram tomando novas dinâmicas, desafiando e proporcionando novas possibilidades de interações entre os idosos.
Parabenizamos a iniciativa da professora Vera, assim como as alunas que motivaram essa experiência, aos professores Paula, Amadeu, Tina, Alexandre e Vilma que estão promovendo os encontros inovadores.
Agradecemos também ao Fabio Marques e toda nossa equipe técnica que está comprometida e muito sensível às demandas, atuando na motivação e troca de saberes e experiências entre os idosos nesse momento tão desafiador.
Confira alguns registros dos encontros iniciais pelo zoom meeting: