No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, data instituída pela igreja católica em homenagem à Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus.
Na gerontologia – ciência que estuda o processo de envelhecimento, essa data é importante para dar visibilidade à importância das relações estabelecidas entre avós e netos, pois comprovadamente, as relações entre pessoas de diferentes gerações são muito significativas para a desconstrução de mitos e estereótipos que reforçam o preconceito e a discriminação etária, o idadismo, tema prioritário a ser aprofundado por por políticas e serviços comprometidos com o envelhecimento e velhice, conforme estabelecido no Relatório Mundial sobre Idadismo lançado em 2021 pela Organização Mundial da Saúde.
A avosidade – o sentimento e as vivências significativas compartilhadas na relação entre avós e netos, assim como as relações intergeracionais, foram os temas desenvolvidos no bate papo do Projeto Longevità no mês de julho, com a participação do Profº Dr. José Carlos Ferrigno – psicólogo, especialista em gerontologia pela Universidade de Barcelona e a principal referência sobre intergeracionalidade no Brasil.
A atividade contou com a participação online de idosas convidadas, participantes das atividades do Convita, e com as pessoas que interagiram durante o encontro virtual por meio do chat.
Para acessar esse bate papo, clique aqui!
Para acessar o Relatório Mundial sobre Idadismo, clique aqui!