No dia 15 de junho aconteceu a campanha do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – data instituída pela Organização das Nações Unidas para dar visibilidade às violências que as pessoas idosas estão mais expostas.
De acordo com a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa: vamos falar sobre isso?” publicada em 2020 pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, as violências contra a pessoa idosa podem ser visíveis ou invisíveis: as visíveis são as mortes e lesões; as invisíveis são aquelas que ocorrem sem machucar o corpo, mas provocam sofrimento, desesperança, depressão e medo. A maioria dessas últimas é incontável.
A cartilha aponta ainda que os tipos da violência contra a pessoa idosa são: Violência Física; Violência Psicológica; Negligência; Violência Institucional; Abuso financeiro; Violência patrimonial; Violência sexual; Discriminação.
O Convita reafirma o compromisso assumido há mais de 70 anos, pela dignidade e garantia de direitos de todas as pessoas idosas imigrantes italianas, seus descendentes e toda comunidade.
Por isso nos integramos à campanha, unidos pela proteção e segurança de todas as velhices, e realizamos no dia 18 de junho às 10h, uma live com a Dra. Marília Anselmo Viana Berzins, uma das principais referências nacionais sobre o tema, que falou sobre os diferentes tipos de violência, como orientar e proceder diante de uma situação de injustiça e a importância da participação social da pessoa idosa para garantir seus direitos e sua proteção.
Vamos falar sobre isso?
Acompanhe a live em nosso canal, clique aqui!
Para acessar a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa: vamos falar sobre isso?”, clique aqui!