Durante as aulas de italiano que aconteceram ao longo de 2019 no Centro de Convivência Convita, as pessoas idosas tiveram a oportunidade de participar de um projeto intergeracional liderado pela professora Ester D’Anna – voluntária e responsável pelo projeto, em parceria com a equipe de professoras da Scuola Italiana Eugenio Montale – instituição parceira em nossas atividades.
Ao longo dos seis meses do projeto, as alunas do Convita e as crianças da Scuola Eugenio Montale trocaram cartas onde contaram suas histórias e partilharam suas relações com a cultura italiana.
Foi um projeto inovador, que teve como proposta compartilhar experiências, estimular o afeto entre as gerações e motivar para a prática da escrita e da interpretação da língua italiana.
Como forma de finalização dessa primeira edição do projeto, no dia 22 de outubro aconteceu o encontro entre as duas turmas. As pessoas idosas foram recebidas na Scuola Italiana com uma apresentação de teatro organizada pelas crianças e logo após foi servido um café da manhã, proporcionando um espaço de interação e troca entre os grupos, onde os correspondentes se conheceram pessoalmente.
Entre abraços e afagos, esse momento ficou eternizado na memória de todos os participantes, com o aprendizado mútuo entre as duas gerações e a possibilidade de criarmos uma sociedade que valorize as histórias e as memórias das pessoas idosas.
Parabenizamos a iniciativa da professora Ester, dos profissionais da Scuola Italiana Eugenio Montale e a participação das idosas e crianças.