Em 2022, iniciamos a implantação de um novo formato de assistência às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Esse formato agrega novas frentes voltadas ao cuidado, à promoção da saúde e à proteção das pessoas idosas, utilizando como parâmetros serviços de referência em atendimento multidisciplinar e práticas atuais previstas em normativas socioassistenciais.
Anualmente, realizamos um estudo sobre o perfil de nossos assistidos, que serve como um importante norteador para avaliarmos as necessidades reais das pessoas idosas e ajustarmos nosso atendimento. Nosso foco está na resolução de problemas, no acompanhamento de casos complexos e no fortalecimento da integração dos assistidos com a rede de serviços da região onde residem.
Em 2023, implementamos duas inovações significativas:
- Cartão Alimentação: Para pessoas idosas que necessitam desse cuidado, substituímos a cesta básica pelo cartão alimentação. Com o cartão, a pessoa idosa pode escolher o que deseja comprar, como frutas, verduras, carne ou outros itens alimentícios essenciais para suas dietas.
- Atenção Farmacêutica: Otimizamos nosso atendimento farmacêutico, introduzindo a Far.me para nossos assistidos – uma farmácia que personaliza a entrega de medicamentos para as pessoas idosas. Os medicamentos são entregues em caixas personalizadas, organizadas cronologicamente para uma administração segura conforme a prescrição médica. Além disso, há um monitoramento rigoroso para evitar interações medicamentosas, um dos principais desafios na geriatria.
Em fevereiro de 2024, tivemos a oportunidade de conhecer de perto os serviços socio-sanitários para pessoas idosas na Região Emília-Romana, na Itália. A partir dessa experiência, implementamos novas alternativas de cuidado das pessoas idosas:
- Teleassistência: Para pessoas idosas que vivem sozinhas e possuem uma rede de suporte social fragilizada, a Telehelp disponibilizou atendimento gratuito para quatro pessoas idosas em nosso serviço. Além disso, ofereceu um desconto significativo para outras pessoas idosas do Convita que desejarem aderir ao serviço.
- Atenção Jurídica: O Instituto Milton Mangini está contribuindo voluntariamente com atendimento jurídico para pessoas idosas que precisam de mediação e tratamento jurídico de questões pessoais ou familiares. Este serviço visa garantir os direitos das pessoas idosas e promover a equidade de acesso.
Agradecemos nossos parceiros, em especial à Telehelp e ao Instituto Milton Mangini por agregar valores e inovação no cuidado às pessoas idosas que assistimos.
Com essas iniciativas, reforçamos nossa posição como referência no cuidado das pessoas idosas assistidas, alinhando-nos às políticas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável e inspirados pelas experiências dos serviços italianos.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 11 3283 1350.
Clique aqui e confira os critérios para atendimento assistencial.