No dia 19 de junho, o Convita participou de uma tarde especial no Colégio Dante Alighieri, ao lado dos alunos da eletiva de Voluntariado Educativo. A iniciativa proporcionou um encontro entre gerações, reforçando a importância da convivência, da troca de experiências e do combate ao etarismo — a discriminação baseada na idade.
Ao longo do semestre, os estudantes desenvolveram atividades e reflexões sobre o envelhecimento e os impactos dos estereótipos relacionados à idade, atividade que também contou com a participação especial da nossa psicóloga Adriana Nabeiro e a técnica Valéria Taka – especialistas em Gerontologia e Neide Oliveira – relações institucionais, com um bate papo qualificado com os jovens.
Como culminância desse aprendizado, os estudantes organizaram uma programação especialmente dedicada aos participantes do Convita.
A tarde começou com uma recepção preparada pelos alunos, seguida de um quiz sobre segurança digital. A atividade trouxe orientações práticas para ajudar as pessoas idosas a identificar e prevenir golpes virtuais, promovendo mais informação e autonomia no uso das tecnologias.
Na sequência, os participantes compartilharam um café da tarde e realizaram uma visita ao Museu de História Natural do Colégio Dante Alighieri, em um momento de convivência e aprendizado mútuo.
Para encerrar o encontro, os alunos entregaram aos nonnos e nonnas do Convita um livro de pinturas acompanhado de mensagens inspiradoras sobre o respeito, a inclusão e a valorização do envelhecimento.
A ação reforça o compromisso do Convita com iniciativas que fortalecem os vínculos entre gerações e contribuem para a construção de uma sociedade mais acolhedora, respeitosa e livre de preconceitos relacionados à idade.
Agradecemos ao Colégio Dante Alighieri, aos professores e aos estudantes pela preciosa parceria e carinho dedicado aos nossos participantes.
Confira as fotos aqui!